Homo erectus

WALTER NEVES
CLÓVIS MONTEIRO

Núcleo de Pesquisa e Divulgação em Evolução Humana
Instituto de Estudos Avançados-USP

O Homo erectus, um de nossos ancestrais mais importantes, surgiu por volta de 1,8 milhão de anos na África e de lá se expandiu rapidamente para o resto do planeta, tendo chegado à Europa por volta de 1 milhão de anos; ao Cáucaso, há 1,75 milhão de anos; em Java, por volta de 1,6 milhão de anos, quando também chegou na China.

Reconstituição artística do Homo erectus de Dmanisi – Museu da Escavação Arqueológica – Foto: CM-HP

Recentes pesquisas efetuadas por um de nós (W.N.) com colegas brasileiros e italianos na Jordânia pôde estender a saída do Homo erectus da África para 2,5 milhões de anos. O problema é que nessa época o Homo erectus ainda não havia surgido no continente africano. Isso significa que ele pode não ter sido o primeiro hominínio a sair da África, como se considera até o momento. Tudo indica que, na verdade, o primeiro hominínio a deixar aquele continente foi o Homo habilis, mas essa é ainda uma hipótese incipiente.

De qualquer forma, aceitando-se a visão tradicional, o fato é que o Homo erectus se espalhou por todo o velho mundo, razão pela qual apresenta grande diversidade morfológica. Além disso, por exemplo, em Java ele sobreviveu até cerca de 130 mil anos. Estamos, portanto, falando de uma espécie que ocupou quase todo o velho mundo por quase 1 milhão e 900 mil anos. Isso faz com que tenha havido um processo de raciação do Homo erectus. Em Java, muitos o chamam de Homo erectus soloensis. Na China, de Homo erectus pequinensis. Na África, Homo erectus ergaster e no Cáucaso, Homo erectus georgicus.

Homo erectus Dmanisi Skull 2 – 1,7 milhão de anos – Foto: Reprodução
Homo erectus pekinensis 300 mil a 600 mil anos – Foto: Reprodução

Alguns autores acreditam que essas variações regionais tratam-se de espécies diferentes. Mas, a maior parte dos especialistas acredita mesmo é que essa diversidade pode ser acomodada como raças de uma mesma espécie.

O Homo erectus, provavelmente na África, teria dado origem ao Homo rhodesiensis, por volta de 600 mil anos, que por seu turno, teria dado origem ao Homo sapiens (230 mil anos). Já na Europa, onde chegou por volta de 1 milhão de anos, o Homo erectus (ali também conhecido como Homo antecessor) teria dado origem ao Homo heidelbergensis (600 mil anos) que, por seu turno, teria dado origem ao Homo neanderthalensis (250 mil anos).

Vários crânios do Homo erectus da Ilha de Java, de 108 mil a 117 mil anos – Tim schoon – University of Iowa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *